sexta-feira, 9 de abril de 2010
A reciclagem no mundo da moda
Sapatos, bolsas, roupas e acessórios feitos a partir de materiais reciclados estão cada vez mais presentes no mercado da moda. Além de ser ecologicamente correto o custo para a fabricação da peça se torna muito mais viável para o fabricante, assim, além da marca divulgar sua responsabilidade social a favor da natureza, consegue aumentar seu lucro. Algumas empresas que nunca se importaram com o assunto, hoje estudam formas de produção a partir de matéria prima certificada ou orgânica. Outras, sempre tiveram essa preocupação, um bom exemplo é a reconhecida marca Osklen. Segundo Ângela, supervisora da loja em Juiz de Fora, “nós sempre nos preocupamos em sermos ecologicamente corretos e por isso muitos de nossos produtos são feitos a partir de materiais recicláveis, como bolsas e algumas camisas que são feitas a partir de algodão orgânico”.
Os materiais utilizados na elaboração das roupas vão desde lacre de latinha e plástico azul, que vem dentro da tampinha de refrigerante, até as garrafas plásticas, além dos chamados resíduos têxteis, que são beiradas de malha e sobras de tecido. Já na decoração eles usam muito o aproveitamento de jornal e de palha. Os calçados também não ficam de fora dessa. A marca Gooc é uma das pioneiras no uso de matéria prima reciclada no Brasil. A empresa fabrica sandálias com solado de massa de borracha, feita a partir de pneus usados, além de suas bolsas produzidas com lona de caminhão.
De acordo com a produtora de moda Raisa Polato, “o reciclado é um tema super atual, tanto para a arquitetura quanto para a moda. Em todo o Brasil as pessoas estão se interessando pelo reciclável e querendo criar cada vez mais. Acho importante a moda fazer parte desse segmento, afinal, reciclar está na moda. Temos que mostrar que com materiais reaproveitáveis também se faz moda e beleza”.
A apresentadora do programa FashionTV , Carla Lamarca, teve uma iniciativa muito interessante. Carla possui uma loja “Super Cool Market” que trabalha com o conceito de consumo consciente. O cliente leva roupas usadas e pode trocá-las por dinheiro ou crédito para pegar novas peças na loja. Assista o vídeo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário