domingo, 25 de abril de 2010
Moda chique pra cachorro
Assim como nós, os cães também merecem toda a atenção quando o assunto é moda. Tratamentos exclusivos, creches e lojas especializadas em roupas caninas são cada vez mais comuns. “Mas, se tratando de moda, nesse inverno, já é possível encontrar cachecóis, toucas e até chapéus para cães”, afirma Marcelo Linhares, proprietário de uma loja especializada em acessórios para cães, "Quiosqpet".
Para Marcelo, as coleções surpreendem pela qualidade dos materiais e dos acabamentos. Os preços das roupas são variados, dependem da marca e do tecido utilizado. "Temos clientes que a cada semana compram ao menos uma roupa nova para seu pet, e assim estão sempre renovando o guarda-roupa do seu cãozinho", afirma. Alguns acessórios, como capas para chuva e frio, casacos de lã, botinhas e até pijamas, são mais procurados principalmente no inverno. Já os laços e bonés ajudam a compor o visual.
Não somente as roupas, os cortes de pelo diferentes ou tradicionais também são muito requisitados pelos donos. Segundo Marcelo, “O corte de pelo dos cães não segue uma tendência, varia de acordo com a raça, assim cada uma possui sua característica para a tosa”.
Grandes marcas já lançam coleções
Em Nova York, marcas famosas e reconhecidas internacionalmente, como a Gucci, além da moda feminina e masculina, criaram a moda pet. Essa segue as mesmas tendências da moda em geral, como cores das roupas e tecidos utilizados. “Já no Brasil, as roupas criadas para os cães, não seguem o padrão da moda em geral, as roupas mudam de acordo com a estação, ou seja, vestidos e regatas no verão e blusas de lã no inverno. Cores e tecidos da moda não influenciam na produção das roupas pet”, explica Marcelo.
Um grande evento de moda para cães acontece em São Paulo. Existente há cinco anos nos Estados Unidos, agora chega ao Brasil o Pet Fashion Week. Voltado somente para o segmento pet, o evento traz muitas inovações para os caninos, desde roupinhas até cortes diferentes para o pelo do animal. Tudo isso para ele ficar ainda mais bonito e na moda.
sexta-feira, 9 de abril de 2010
A reciclagem no mundo da moda
Sapatos, bolsas, roupas e acessórios feitos a partir de materiais reciclados estão cada vez mais presentes no mercado da moda. Além de ser ecologicamente correto o custo para a fabricação da peça se torna muito mais viável para o fabricante, assim, além da marca divulgar sua responsabilidade social a favor da natureza, consegue aumentar seu lucro. Algumas empresas que nunca se importaram com o assunto, hoje estudam formas de produção a partir de matéria prima certificada ou orgânica. Outras, sempre tiveram essa preocupação, um bom exemplo é a reconhecida marca Osklen. Segundo Ângela, supervisora da loja em Juiz de Fora, “nós sempre nos preocupamos em sermos ecologicamente corretos e por isso muitos de nossos produtos são feitos a partir de materiais recicláveis, como bolsas e algumas camisas que são feitas a partir de algodão orgânico”.
Os materiais utilizados na elaboração das roupas vão desde lacre de latinha e plástico azul, que vem dentro da tampinha de refrigerante, até as garrafas plásticas, além dos chamados resíduos têxteis, que são beiradas de malha e sobras de tecido. Já na decoração eles usam muito o aproveitamento de jornal e de palha. Os calçados também não ficam de fora dessa. A marca Gooc é uma das pioneiras no uso de matéria prima reciclada no Brasil. A empresa fabrica sandálias com solado de massa de borracha, feita a partir de pneus usados, além de suas bolsas produzidas com lona de caminhão.
De acordo com a produtora de moda Raisa Polato, “o reciclado é um tema super atual, tanto para a arquitetura quanto para a moda. Em todo o Brasil as pessoas estão se interessando pelo reciclável e querendo criar cada vez mais. Acho importante a moda fazer parte desse segmento, afinal, reciclar está na moda. Temos que mostrar que com materiais reaproveitáveis também se faz moda e beleza”.
A apresentadora do programa FashionTV , Carla Lamarca, teve uma iniciativa muito interessante. Carla possui uma loja “Super Cool Market” que trabalha com o conceito de consumo consciente. O cliente leva roupas usadas e pode trocá-las por dinheiro ou crédito para pegar novas peças na loja. Assista o vídeo.
Assinar:
Postagens (Atom)